segunda-feira, 23 de março de 2015

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é destaque no Jornal do Commercio

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Prazeres foi destaque no Jornal do Commercio deste domingo (22), na Coluna Caminhos da Fé, no Jornal do Commercio. Confira o artigo

CATÓLICOS - FÉ E CELEBRAÇÃO NO MONTE GUARARAPES

Hildo Neto
A celebração da vitória dos pernambucanos sobre os holandeses na Batalha dos Guararapes chegará a 358ª edição este ano. No clima de muita fé e devoção, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, também conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres, ocorre por oito dias, no mês de abril, no Santuário dos Montes dos Guararapes.

Em todos os anos, a Festa começa no Domingo de Páscoa, com a Procissão da Bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres. A caminhada atrai milhares de devotos e admiradores. Nos dias que seguem, os fiéis participam de celebrações, novenas e atividades realizadas no Santuário. Paralelo à comemoração religiosa, ocorrem festejos populares, com shows, feiras e apresentações folclóricas.

O tema da festa este ano será "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Nessa passagem, Maria aceita plenamente a Palavra de Deus e se coloca à disposição. O ato está em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade: "Eu vim para servir" (Mc 10,45).

Essa é uma das manifestações religiosas mais antigas e tradicionais do Brasil. O Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes dos Guararapes foi construído nas primeiras décadas do século XVII. Foi por lá que João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Filipe Camarão e Antônio da Silva travaram as batalhas decisivas contra os holandeses.

"Nossa Senhora dos Prazeres me deu a graça de ser o guardião do seu Santuário. Eu tenho a alegria de ser testemunha da fé dos fiéis. É um grande aprendizado ver a devoção dos romeiros que durante todo o ano visitam este lugar sagrado e de romaria", conta o monge beneditino Dom André dos Santos Vicente, responsável pelo local.

A primeira nação católica a festejar os prazeres de Nossa Senhora foi Portugal. O título de Nossa Senhora dos Prazeres provém da comemoração das sete maiores alegrias ou prazeres que a Santíssima Virgem teve aqui na Terra: a Anunciação, a saudação de Isabel, o Nascimento de Jesus, a visitação dos Reis Magos, o encontro com Jesus no Templo quando ele conversava com os doutores da Lei, a aparição de Jesus Ressuscitado e a coroação de Maria no céu.

Segundo o imaginário religioso popular, nos Montes dos Guararapes, Nossa Senhora combateu ao lado dos católicos contra os inimigos holandeses. De Jaboatão dos Guararapes essa devoção se espalhou pelo Brasil.

Concluo com um trecho da oração de Nossa Senhora dos Prazeres: "Queremos viver o mandamento do amor para com todos e caminhar em nossa vida dentro da justiça, colaborando para a construção da paz e da fraternidade. Amém!"

Hildo Neto é jornalista e colaborador do Santuário de N.Sra dos Prazeres, nos Montes dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário