quarta-feira, 30 de abril de 2014

Missa e procissão encerram Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Milhares de religiosos e devotos de Nossa Senhora dos Prazeres percorreram as ruas do bairro, nesta segunda-feira (28/04), para participar da tradicional procissão, que encerrou os festejos em sua 357ª edição. Diversas eram as formas de agradecer a santa pelas graças alcançadas. Edna Aureliana de Farias, de 55 anos, vai todos os anos a procissão. Vestida de branco e azul e com tijolo na cabeça, foi retribuir o recebimento de um pedido atendido. "Vim agradecer a conquista de uma casa. Hoje estou aqui para celebrar esta benção", disse.
 
Descalça, Carmelita Alexandrino Barbosa, 77 anos, participa da procissão anualmente para agradecer pelo filho. "Fiz um pedido pela sua melhora. Ele agora está uma pessoa saudável. Nossa Senhora é a nossa mãe e acolhe todos os seu filhos", contou. O cortejo teve início próximo ao viaduto prefeito Geraldo Melo e seguiu até a Matriz, no Monte dos Guararapes. Para animar os fiéis, o trajeto contou com a presença de três trios elétricos. De acordo com a organização do evento, foram aproximadamente 60 mil pessoas.
 
"Foram nove dias de missas em agradecimento à Nossa Senhora dos Prazeres. Durante esse período, queremos que os fiéis possam refletir sobre sua caminhada cristã e renovem sua fé. Um evento religioso, mas de grande valor histórico porque fez parte da Batalha dos Guararapes, momento em que Jaboatão expulsou os holandeses", explicou o guardião do Santuário, dom André. Presente no evento, o prefeito Elias Gomes ressaltou a festa como forma de" valorizar a família, em uma tradição secular, que traz devotos de diversos lugares para agradecer as bênçãos alcançadas".
 
Após a procissão com a imagem, a missa solene foi celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. "Estamos reunidos para celebrar mas uma festa cristã, da renovação. E essa caminhada representa uma reflexão de nós como cristãos, a exemplo de Nossa Senhora dos Prazeres", afirmou. Após a missa, a animação ficou por conta de frei Damião, com músicas religiosas.
 
Relíquias
Além da procissão, o encerramento dos festejos também foi marcado com a presença de relíquias dos papas João Paulo II (gota de sangue) e João XXIII (fragmento de osso), canonizados no último domingo pelo papa Francisco. "As relíquias de primeiro grau dos santos foram dadas para a Arquidiocese. A partir de agora, com esta primeira aparição, serão realizadas peregrinações em todas as 115 paróquias para que os fiéis possam conhecer mais sobre os santos", contou dom Fernando Saburido. Na missa solene, Saburido estava com o paramento que o papa João Paulo II vestiu quando visitou Recife, em 1980, na época, entregue a dom Hélder Câmara.
 
Fonte: Prefeitura de Jaboatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário